Obrigada pela visita, aproveite a estada e volte sempre!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A importância da Contação de Histórias no A.E.E.

Projeto - Contador de Histórias



Justificativa:
As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura.

Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.
Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola.

Estratégias:
Haverá uma caixinha com diferentes livros de histórias, selecionados de acordo com a idade e interesse dos alunos.
Cada aluno terá a oportunidade de escolher o livro pelo qual se interessou ; num primeiro momento, caberá ao professor ler para o aluno a história escolhida , posteriormente oferecerá recursos para a exploração do livro, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula, o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro.
Também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...